sábado, outubro 29

Teste de Paternidade



Meu pai é bem grande. Deve ter uns três metros, mais ou menos. Ele é grande mesmo! As mãos do meu pai também. Elas são largas, bem fundas, que uma vez eu pedi pipoca da vasilha dele e toda pipoca que coube em suas mãos eu passei a tarde todinha comendo; e ainda de noite. Meu pai tem um segredo: ele voa. Só que ele não sabe que eu sei, e tenho medo de contar e acabar com o poder. Uma vez que fiquei doente, ele saiu e voltou tão rápido com o remédio que nem deu tempo de eu dizer "ui".Luli, meu cachorro, também sabe. Quando os dois saem eles fazem uma coisa muito importante, mas o Luli não me contou ainda. É sempre bem cedinho, pra ninguém ver. Uma vez eu quase pego eles, mas peguei no sono de novo, embaixo da mesa da cozinha.

Meu pai sabe várias tecnologias. Sabe fazer um boneco que, por mais que a gente bote ele deitado, ele não fica! Meu pai disse que se chama "Joao-Bobo". E eu acho que de bobo ele não tem nada.Outra vez ele fez um cavalo que andava sozinho, de madeira, com o canivete mágico dele. Tudo que ele faz com aquele canivete fica mágico também. Eu ainda sou pequena e não ia entender toda magia dentro dele, por isso meu pai não deixa eu pegar.

Meu pai só não é muito bom de futebol. Quando a gente joga eu sempre ganho. Faço gol até por baixo das pernas! Acho que é porque ele tem três metros mesmo. Quando ele chega do trabalho e me levanta lá em cima... nossa! Dá um friozão! Ele não sabe que eu sei, mas todo dia ele me treina um pouquinho pra aprender a voar que nem ele. Só não sei se vou ter a mesma força dele. Sempre que brinco no balanço ele me empurra com um dedo só, enquanto come amendoim, e eu vou tão alto que demora cinco minutos pra ir... e voltar...

Meu pai também é muito inteligente e sabe todos os números, até o infinito. Todos que pergunto ele responde, até conta de vezes de 9 e de 15. Ele trabalha de fazer casas, porque ele não quer trabalhar de super herói com os poderes dele, senão ia ficar muito longe da gente. Ele não sabe que eu sei dessas coisas, mas sabe que quando eu crescer vou ser igualzinha a ele...


Ps: acordei as 6h da manhã. Minha bolsa estourou e eu pari esse texto.
Foi parto normal e todos passam bem, inclusive eu com sono.

quinta-feira, outubro 13

N0t4: Outubro


"Moça, Olha só, o que eu te escrevi
É preciso força pra sonhar e perceber
Que a estrada vai além do que se vê"

Tudo velho de novo. Assim tem sido minhas horas.A música vai e vem, uma te faz sorrir, a outra não faz nenhum bem mas, são ouvidas. Quem sabe esse recorte diferente no papel, que é meu coração, desate num imenso espiral colorido? Eu aposto ou uso a criatividade? Porque apostar é depositar a sorte nas mãos de outrem, ser criativo é um exercício perfeito de nós, com nós, para nós mesmos. Não sei se o novo pode chegar antes que o antes se tone velho, e isso leva tempo. Mas quando envelhecer... valioso fóssil há de ser a minha dor. Conheço o rosto e o gosto da revolução amarga que é sofrer. Conheço os bons e os maus sinais e agora eu já faço escolhas, embora outras sejam realmente impossíveis de serem feitas. Não importa quanto tempo passe. Suportar? Talvez. Talvez seja esse o dom que eu procuro, o de suportar a mim mesma. "Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável." Superar ainda não aprendi, mas estou aprendendo. Aprendendo que chorar não é morrer. Que desistir nem sempre é perder. E que a estrada vai além - bem mais além - do que supomos ver.

Dedicado à Luciene, pelo disparo de alegria;
à Cajuh, pelos conselhos que eu nunca sigo;
à  Fabiana pelos conselhos que nunca segui; 
à Anna Bahia, pelas verdades necessárias.

domingo, outubro 9

Depois do Inverno


Esperei de tarde, na janela
Esquina com casa de parede amarela
A primavera, de saia, e não vi.
Esperei a primavera.
Ignorei, procurei, descobri,
Eu senti, feneci, encontrei
Que primavera, meu amor, 
É de dentro pra fora. Eu sei.
Derrete meu gelo agora
E faz do meu peito jardim,
Que por botão não tenho apreço
Que borboletas morrem aos cestos
Quando não conseguem voar em mim.

Cometa


Era um cometa! 
Um cometa com elipse distante.
A força da Lua em fases,
Atraiu, em sua gravidade
O cometa de cauda brilhante.

O cometa chegou. O cometa partiu.
Sem pretensão. Poeira no caminho.
Calculando as datas da sua passagem.

Cai estrelas dos olhos dela,
Anéis de saturno semi usados.
No espaço, via crucies do amor esperado
Com cores das funduras universais secretas.

quarta-feira, outubro 5

#LaneDay


Hoje vai ser o #LaneDay. Feriado mundial local. Eu vou acordar 10 horas. Colocar uma roupa velha, andar de bicicleta e todas as ruas estarão asfaltadas. Uma caixa de som, bem grande, vai me acompanhar tocando o que eu pedir. Red Hot, Kings, Cold e Cranberries. Vai chover às 15 horas, mas vai fazer sol junto. Vai encher de borboletas quando eu mexer nos cabelos. Vou jogar bola, fazer um milhão de gols e ainda vai ser 15 horas. Vai passar Amelie Poulain na Sessão da Tarde, e vai ter pipoca com cobertura de chocolate. Mas não vai ter ninguém em casa. Minha melhor amiga virá aqui e vai trazer uma fita do Top Gear e outra do Final Fight e ela vai me deixar ganhar todas. E não vamos precisar assoprar o cartucho nunca.

Vai chegar o fim da tarde e eu vou ver um por do Sol com um Sol grandão, na praia (que vai ser ali, na saída da cidade) e Deus vai derramar todas as tintar do ateliê dele, pra ficar mais lindo ainda. Depois vou entrar na internet e a velocidade vai ser de 5GB. Vou baixar CDs raríssimos, um TCC pronto e dar uma volta na montanha russa gigante que apareceu no meu quintal. Quando eu tomar banho, dois homens lindos vão me levar no colo, de roupão, numa limusine, até um centro de beleza. Penteado, visual, massagem, tudo de graça. E ainda são 18 horas.

Depois, vou pra uma boite que tem meu nome, tem mil pessoas lá dentro, folgado, toca forró e eu danço muito bem. Tem 10 strippers só pra mim. Termino a noite mais linda do que quando comecei, e vou dormir em uma cama de 5 x 5 m, numa casinha no topo de um monte, com uma lua maior que o Sol de de tarde.

Fim.

• Parabéns para mim •