quarta-feira, abril 1

Saudade do Meu Umbigo


Uma vontade de sujar meus pés de barro. De mergulhar em águas doces, deslizar nas pedras e cachoeiras. Imagino e posso lembrar, de acordar com a sinfonia de pássaros. É, eu sei, clichezinho de poemas, mas melhor que viver isso no poema é sentir na realidade. É chuva que cai diferente, faz um barulho diferente na terra, nas árvores.. É um vento que despenteia as copas.. Aqui não tem árvore pra subir. Não tem meu pé de manga predileto, que parece ter crescido preparando um lugar perfeito pra saborear o fruto sem ter que descer. Quero tirar um espinho do meu pé, criar estratégias pra conseguir um caju.. Passar pela porteira onde está enterrado meu umbigo. Dizem que dá sorte. Vejo de um modo diferente. Talvez sem a intenção este gesto acaba me lembrando que não devo esquecer de minhas raízes.. onde estou ligada, por mais ambientes diferentes que eu viva, por mais valores que eu questione, por mais mudanças que ocorra, é lá que está o meu umbigo. Uma saudade de correr pra não deixar as bois comerem a roupa da cerca. De passar pelas cercas, rasgar minha bermuda. Ir no tanque do umbuzeiro em época de chuva pra ver a orquestra de sapos.. Muitos sapos.. que não se vê. Só as bolhas de ar emergindo a cada nota deles.. A manhã tem um cheiro diferente.. é lenha no fogão, é café com leite fresco, do pasto em frente. A tarde é mais lilás! Com Sol lá detras da serra, onde vejo um fio de água descer.. A noite tem o dom de inspirar qualquer mau tocador de violão a tocar, amar.. Observar estrelas deitada na esteira no meio do terreiro.. toda a Via Láctea se encontra lá, é festa no céu. É uma noite que não temo mais como quando era criança, acreditando em Lobisomens de Semana Santa; afinal eu sempre fui "pagã"... Até a cama, que tem cheiro da minha avó, do lençol a fronha.. Tudo é bem melhor, bem melhor que na cidade. Talvez eu ache isso só por causa do meu umbigo, ou sei lá, uma saudade dele.. Uma saudade de lá..

4 comentários:

  1. "Observar estrelas deitada na esteira no meio do terreiro..." voltar as coisas boas e nem percebiamos o quanto eram boas, porem quando são vividas sempre estaram em nossos corações.

    Belo texto.

    BJS

    ResponderExcluir
  2. Passei para desejar uma Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz de ter feito um poema que atingiu seu objetivo dessa forma e espero conseguir isso mais vezes.

    BJS

    ResponderExcluir

Obr1gad4 P0r S0m4r Com a G3nt3! =)